inventario permanente
Existe, ainda, o Método do Custo Específico; nesse método, o custo da mercadoria vendida, é baixado do estoque pelo seu valor específico. É utilizado por empresas que possuem em seu estoque mercadorias de valor relevante, e em poucas unidades, como seria o caso de máquinas ou veículos.
No caso do Custo Médio Ponderado, pode ser o Móvel Fixo ou o Médio Móvel. Se for pelo Médio Fixo, o controle é feito mensalmente, enquanto que se for pelo Médio Móvel, o controle é feito diariamente. Dentre esses métodos, somente o UEPS não é permitido pela legislação do Imposto de Renda, por isso deixar-se-á de abordá-lo neste curso.
O valor dos bens existentes no final do período de apuração poderá ser o custo médio, ou o custo dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente. Além disso, a legislação do imposto de renda admite a avaliação tendo por base o preço de venda, subtraída a margem de lucro.
Para o entendimento dos métodos far-se-á uma simulação, baseando-se em dados de uma empresa hipotética. Essa empresa comercializa fogões, dentre outros eletrodomésticos. Os dados sobre a mercadoria fogão da marca Continente são os seguintes:
a) Em 01 de maio de 19X1, aquisição de 15 fogões, por $ 50 cada.
b) Em 15 de maio de 19X1, aquisição de 20 fogões, por $ 55 cada.
c) Em 20 de maio de 19X1, venda de 10 fogões. Cada fogão foi vendido a $ 70.
d) Em 25 de maio de 19X1, compra de mais 7 fogões, por $ 17 cada.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/20024/o-sistema-de-inventario-permanente#ixzz3CUh5x4nJ