Inventario permanente e periodico
E
INVENTÁRIO
PERIÓDICO
Introdução
Em contabilidade, o inventário é uma lista com relação aos elementos patrimoniais de um dado patrimônio com a indicação de seu valor. Inventariar consiste em analisar os elementos patrimoniais de um dado patrimônio, descrevê-los, classificá-los e atribuir-lhes um valor. O termo inventário é usado para designar o estoque disponível para a venda no curso normal da empresa, bem como os artigos que serão utilizados na produção de mercadorias a serem vendidas. Os inventários representam um dos mais ativos elementos nas operações comerciais, sendo continuamente adquiridos, transformados e revendidos. Os registros de inventário controlam o estoque em constante movimento. São necessários os registros para os custos de inventário, para a avaliação periódica dos resultados das operações e a determinação da situação financeira da empresa. O inventário constitui peça fundamental no levantamento do balanço, compreendendo a conferência física das existências e sua avaliação em moeda, constituindo peça importante do Balanço, pois este depende diretamente de um bom inventário. Dessa forma, cabe-nos conhecer os métodos de se inventariar para que possamos aplicá-los corretamente para a elaboração de um Balanço. As empresas podem adotar dois sistemas para o controle de estoque: o inventário periódico ou o inventário permanente, sendo o primeiro o sistema mais comum naquelas de pequeno porte (artigo 289 do RIR/99)
O inventário periódico é o sistema em que há o controle de estoque pela averiguação da contagem física de seus itens, ou seja, NÃO é efetuado o controle contínuo das movimentações de entrada e saída de mercadorias ou de produtos, bem como de seu saldo final.
Inventário Permanente e Inventário Periódico Inventário deriva da palavra do latim Inventarium que significa relação de bens deixados, listado e enumerados.
O Inventário dentro de uma empresa pode ser