Diferença entre Inventário Permanente e Inventário Periódico
“Inventário” deriva da palavra em latim inventarium que significa “relação de bens deixados, listado e enumerados.” Sendo assim, o Inventário de produtos deve listar os bens disponíveis em estoque para venda, locação ou para serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa.
O Processo de Inventário de produtos dentro de uma empresa pode ser realizado de maneira permanente ou periodicamente.
Inventário Periódico de Produtos
É realizado ao final de um período determinado pela empresa com três principais objetivos:
1. auditar resultados e o trabalho do exercício;
2. atualizar as informações no sistema ERP utilizado pela empresa para a gestão do estoque de produtos;
3. organizar as informações imputadas ao longo do exercício e corrigir eventuais erros humanos;
Processo baseado em contagem física de produtos. Extremamente dependente da acuidade da contagem unitária dos produtos no momento da realização do Inventário Periódico.
Feito para consolidar as informações sobre matéria-prima, produtos acabados e produtos em elaboração, a fim de apurar o Custo de Fabricação final e também o Custo dos Produtos Vendidos.
É legalmente permitido, e o inventário periódico é mais comumente utilizado pelas empresas de pequeno e médio porte. Facilita a apuração do Custo Global da produção de um exercício (ano).
Ao longo do período de exercício da empresa, demanda menos processos gerenciais e menor alocação de funcionários na função; mas no momento da realização do inventário, é de extrema importância que uma equipe que conheça muito bem o processo de contagem seja alocada, pois a acuidade dos dados virá do método que for utilizado na contagem.
Inventário Permanente de Produtos
Realização do controle contínuo das entradas e saídas de mercadorias (em quantidades e valores): a qualquer momento pode-se saber a posição atualizada dos estoques e do custo das mercadorias vendidas.