cartilha sobre ferro
O ferro é um micronutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese de células vermelhas do sangue (hemácias) e no transporte do oxigênio no organismo.
Há dois tipos de ferro nos alimentos:
O ferro heme que se encontram nas carnes vermelhas, principalmente vísceras (fígado e miúdos), carnes de aves, suínos, peixes e mariscos.
E ferro não heme que se encontram nas hortaliças folhosas verde-escuras e leguminosas, como o feijão e a lentilha.
O QUE É ANEMIA?
A anemia é a deficiência de ferro no organismo, significando a baixa concentração de hemoglobinas no sangue. Essa deficiência de ferro pode acontecer por vários fatores, como por exemplo; a falta de ferro nos alimentos ingeridos, falta de folato, vitamina B12 ou vitamina A.
Alguns fatores são determinantes para a contribuição da deficiência de ferro:
Fonte: Ministério da Saúde 2013.
As consequências da deficiência do ferro podem causar:
Comprometimento do sistema imune; Aumento do risco de doenças e mortalidade perinatal para mães e recém-nascidos; Aumento da mortalidade materna e infantil;
Redução da função cognitiva, do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com repercussões em outros ciclos vitais; Diminuição da capacidade de aprendizagem em crianças escolares e menor produtividade em adultos.
Como diagnosticar a Anemia por Deficiência de Ferro?
Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos e de difícil detecção, sendo necessário exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia por Deficiência de Ferro. Os principais sinais e sintomas são: fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas, palma das mãos), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas").
Para o diagnóstico da anemia, é necessário recorrer aos indicadores laboratoriais (hematológicos).