Intrudução a engenharia
Hugo Oliveira Nunes.
Guilherme Leandro de Oliveira Lobato.
Marley Rosa Luciano.
Professor: Léo Soares de Oliveira.
Sala: 304
TAYLORISMO E FORDISMO
Como forma de racionalizar a produção industrial foi criada o sistema de produção taylorista implantado primeiramente por Henry Ford (1863-1947) em 1914. Frederick Winslow Taylor (1856-1915) criou o Taylorismo, método cujo foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial, visando sempre melhoria na qualidade do produto, com uma padronização na área industrial.
Frederick Winslow Taylor mais conhecido por F. W. Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operária, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Taylor publicou um livro chamado “Princípios da administração científica” sendo este livro um dos momentos mais marcantes de sua vida. Nesse livro ele deixa bem claro que administrar uma empresa deve ser tido com uma ciência. A ideia principal do livro seria a Racionalização do trabalho, que faz com que cada trabalhador tenha uma função.
Taylor faz dura critica a Administração por iniciativa ou incentivo, que seria quando um trabalhador por conta própria sugere ideias de melhorias ao patrão, para que a empresa possa ter a possibilidade de lucrar mais, e isso fica de uma certa forma como se fosse um incentivo ao patrão para dar um beneficio ou uma gratificação por ele está se mostrando esforçado para a melhoria da empresa, e isso e criticado por Taylor , pois uma vez que um subordinado e recompensado , torna-se dependente dele.
Frederick Winslow Taylor tinha na sua cabeça que quanto mais o desempenho fosse maior e de forma mais objetiva, tirando gastos desnecessários, economizando tempo, e fazendo com que seus empregados fossem especializados em funções nas quais se sairiam melhor