projeto de metodologia cientifica para Engenharia.
Disciplina: Metodologia Científica
Professor:
Aluno:
O uso da termologia como ferramenta não destrutiva para avaliação de patologias ocultas.
1- Intrudução
As edificações, principais componentes do cenário urbano e locais para o desenvolvimento de quase todas as atividades humanas, representam bens que devem ser preservados. Algumas vezes, é o único bem de alto valor que o indivíduo adquire durante toda a vida. Apesar disso, nota-se que muitas edificações, por diferentes causas, apresentam diversas manifestações patológica, dentre elas pode-se citar:
A) Desplacamento;
B) Fissuras;
C) Manchamentos;
D) Eflorecência;
Estas manifestações patológicas podem gerar desconforto e risco, tanto para as pessoas que utilizam diretamente a edificação tanto quanto para aquelas que transitam em seu entorno. Além disso, a presença dessas anomalias pode reduzir a vida útil dessas edificações. Sendo assim, é importante tentar eliminarou amenizar esses problemas.
2- Objetivo
É a verificação da eficiência do uso da termografia na identificação de manifestações patológicas ocultas em edificações e a influência dos agentes externos no uso da termografia.
3- Justificativa
A termografia permite medir a temperatura superficial através das radiações infravermelhas emitidas pelos objetos. Todos os objetos podem ser observados por esta técnica, Uma vez que tendo temperatura superior a zero absoluto, emitem radiações infravermelhas.
4- Metodologia
Este metodo consiste na avaliação do uso de técnicas baseadas na termografia para a verificação da presença de manifestações patológicas ocultas nas fachadas de revestimento das edificações.
5- Bibliografia
ANTUNES, G. R. Estudos de manifestações patológicas em revestimentos de fachada em Brasília: sistematização da incidência de casos. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de