Introdução á filosofia
Introdução Ao Filosofar
A filosofia é um ramo do conhecimento que tem a fama de ser bastante abstrato e difícil para grande parte das pessoas.
Nos últimos 100 anos, de fato, os textos filosóficos passaram a ser cada vez mais perplexos que às vezes somente especialistas conseguem entende-los; Mas nem sempre foi assim. A filosofia não é nenhum bicho de sete cabeças e filosofar é alem de útil, prazeroso.
Os objetivos básicos de estudo são temas comuns e fundamentais da existência humana, com a vida e a morte, a felicidade, a liberdade, o bem e o mal, a verdade e a mentira, o amor, o desejo, o poder, etc. O filosofar pode ser algo tão simples como pensar a vida e viver o pensamento, de uma forma profunda e radical.
A atividade filosófica é uma “experiência’ do pensamento que tem suas peculiaridades. É uma maneira diferente de pensar sobre as coisas, mas acessível a todos.
Experiência Filosófica:
*Estranhamento ou Deslocamento
É o primeiro passo da experiência filosófica. Ocorre quando uma pessoa vive em circunstancias de estranhamento ou deslocamento, que faz com ela experimente uma quebra, uma interrupção da rotina de sua vida, o que faz a pessoa pensar e observar algo que antes não via, ou que via de forma automática, sem questionar.
*Questionamento ou Indagação
É o segundo passo da experiência filosófica. Após o deslocamento, a pessoa inicia começa a se questionar sobre o tema que lhe chamou atenção.
*Resposta Filosófica
O terceiro passo trata-se de buscar uma resposta clara, coerente e elucidativa sobre a questão e que tenha caráter universal. Essas são características importantes de uma Resposta Filosófica.
As respostas filosóficas não são “qualquer” resposta, pois filosofar não é pensar de qualquer maneira, I nem quando se responde, nem quando se pergunta.
Na filosofia não existem respostas definitivas, pois por mais que os temas filosóficos sejam sobre a existência humana, as pessoas tem experiências distintas, tanto quanto suas