introdução á estática
Curitiba
2014
1-INTRODUÇÃO
A estática, parte da física que estuda o equilíbrio, estabelece que um corpo que permanece em repouso se encontra em equilíbrio estático e em equilíbrio dinâmico caso se encontre em MRU.
Os conceitos abordados em estática são aplicados em diversas áreas , como na engenharia ( garantir a estabilidade de obras), nas artes (acrobacias) e no dia-a-dia como por exemplo, abrir uma porta.
2-EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA OU DO CORPO MATERIAL
Se a velocidade vetorial é constante e a aceleração vetorial é nula, a resultante do sistema de forças aplicadas a um ponto material em equilíbrio deve ser constantemente nula (Fr=0).
Os problemas que envolvem partículas em equilíbrio podem ser resolvidos por três métodos:
a) Decomposição
Figura 1: Decomposição de vetores
Os módulos das componentes são dados por:
Vx=V.cosα
Vy=V.senα
b) Linha poligonal
Quando várias forças, em direções diversas atuarem sobre uma partícula, é possível obter a resultante pelo método da linha poligonal, que consiste em transportar cada força a partir da extremidade anterior ( ver figura 2).
Figura 2: método da linha poligonal
c) Teorema de lamy
Quando um corpo está em equilíbrio sujeito a ação de três forças, cada uma dela é proporcional ao seno do ângulo formado pelas outras duas. Assim Lamy demonstrou que:
Figura 3: Teorema de Lamy
3-EQUILÍBRIO DOS CORPOS EXTENSOS
3.1-Momento de uma força em relação a um ponto
O momento de uma força, ou popularmente chamado torque, é o vetor cujo módulo é o produto da intensidade da força pela distância do ponto à reta suporte da força (M=F x d).
A unidade do momento no SI é o newton x metro(N.m). O sinal do momento é convencionado de acordo com o sentido da rotação em torno de 0 que a força tende a provocar.
Observa-se que quanto maior a distancia estiver a força do ponto 0, maior será o momento da força, logo menor será a força necessária para realizar uma