Introdução à Ondulatória
Fundamentos de Ondulatória
Onda:
É o resultado de uma perturbação imposta à um meio material ou não (vácuo), que se propaga com uma determinada velocidade V através deste.
Qualquer onda pode ser caracterizada pela oscilação de uma ou mais variáveis físicas propagando-se através do espaço, como por exemplo, no caso das ondas sonoras a pressão é a variável física que oscila. A luz também tem seu aspecto ondulatório, e neste caso, as variáveis que oscilam são os vetores campo elétrico e magnético.
Característica Principal dos Fenômenos Ondulatórios:
Uma onda tem a propriedade de transmitir energia de um ponto a outro, sem que haja o transporte de matéria.
1. Classificação das Ondas:
As ondas podem ser classificadas segundo alguns critérios: quanto à natureza; quanto à direção da propagação; quanto à relação entre a direção da oscilação e da propagação; quanto à duração da propagação e quanto ao seu deslocamento em relação ao meio de propagação. a) Quanto à Natureza
Dependendo das características do meio em que se propagam, as ondas podem ser classificadas em mecânicas e eletromagnéticas (não mecânicas).
a.1) Ondas Mecânicas
As ondas mecânicas somente se propagam em meios elásticos, como é o caso das ondas na água, ondas em cordas, ondas sonoras, etc. O distúrbio nesses meios é transmitido de um ponto a outro com as partículas do meio vibrando apenas ao redor de suas posições de equilíbrio sem contudo, se deslocarem juntamente com a onda.
a.2) Ondas Eletromagnéticas (Não-Mecânicas)
As ondas eletromagnéticas dispensam a presença do meio material para a sua propagação, como é o caso da luz (radiação visível), que atravessa o espaço interestelar onde não existe
2 matéria (vácuo).
Exemplo: luz, microondas, rádio, TV, ultravioleta, infravermelho, raios-X, raios , etc.
Ao conjunto de todas as radiações dá-se o nome de ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO.
As ondas luminosas ou ESPECTRO VISÏVEL, estão localizadas entre 4.000 Å e 7.000 Å ao