Efeito Foto Eletrico
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Erly José da Costa Aquino
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução a Física Quântica, no curso de Física, da Universidade Federal de Pernambuco.
Prof.Dra. Sandra Sampaio Vianna
Recife, 11 de Agosto de 2014
EFEITO FOTOELÉTRICO
Erly Jose da Costa Aquino
Recife, 11 de Agosto, 2014
RESUMO
O objetivo deste trabalho é apresentar os postulados de Albert Einstein para explicação do efeito fotoelétrico. Para entendimento mais abrangente falaremos sobre as teorias da luz onda e partícula.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.
2. A LUZ.
3. O EFEITO FOTOÉTRICO.
4. O LIMITE DA TEORIA CLÁSSICA ONDULATÓRIA DA LUZ.
5. ALBERT EINSTEIN E OS POSTULADOS PARA EXPLICAÇÃO DO EFEITO FOTOELÉTRICO.
1. INTRODUÇÃO
Apresentamos a seguir de uma forma compacta as teorias sobre o comportamento da luz, são varias as discursões sobre sua natureza desde a Grécia antiga até os dias de hoje. Depois apresentamos o Efeito fotoelétrico um dos eventos que intrigaram os cientistas no final do século XIX e que levou ao desenvolvimento de uma Nova Teoria da Física que conhecemos hoje, a Física Quântica.
A explicação para o Efeito Fotoelétrico vem de um dos maiores Físicos da História, seu nome Albert Einstein. Einstein Introduziu conceitos que mudaram para sempre o modo de ver a Física, sua teoria dos Quanta de luz e da Relatividade, que segundo ele foi foram as mais Revolucionárias de sua vida, pois até ele mesmo não acreditava que sua teoria iria desmoronar a bases da Física Clássica e iniciar a Física Moderna.
2. A LUZ
Na Grécia Antiga, com as teorias atômicas dos gregos, como Demócrito, aceitavam que a luz era um fluxo contínuo de átomos (partícula até então hipotética e