Eletrônica Aplicada
ESCOLA TÉCNICA SENAI CARUARU
CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
ELETRÔNICA APLICADA
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E APLICAÇÕES
DE COMPONENTES ELÉTRICOS
ALUNO: HUGGO BELLO B. PEREIRA DA SILVA
CARUARU
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Este trabalho, proposto em sala de aula no dia dezoito de março de dois mil e treze, com o intuito de proporcionar um conhecimento mais aprofundado com relação à eletrônica aplicada, instigando assim nossas mentes à pesquisa sobre alguns componentes que fazem parte da grade de estudos de determinada disciplina.
Consiste assim, a pesquisa voltada para princípio de funcionamento e aplicações em equipamentos, tais como: Foto diodos, foto transistor, sensores de velocidade, sensores de temperatura, sensor indutivo, Transformador diferencial linear variável (LVDT) e Sensores ópticos.
FOTODIODOS
É um componente eletrônico e um tipo de fotodetector. É uma junção PN designada para responder a uma entrada óptica. Fotodiodos possuem uma "janela" ou uma conexão de fibra ótica, responsável por deixar a luz passar e incidir na parte sensível do dispositivo. Também pode ser usado sem a "janela" para detectar raios ultravioletas ou raios-x. Fotodiodos podem ser usados tanto na polarização reversa quanto na polarização direta. Na polarização reversa, a luz que incide sobre o fotodiodo faz a corrente transcorrer através do dispositivo, levando-a a ir para o sentido frontal. Isso é conhecido como o efeito fotoelétrico, é a base das células de captação de energia solar. Diodos geralmente possuem uma altíssima resistência quando a polaridade é revertida. Essa resistência é reduzida quando a luz, em uma apropriada frequência, brilha na junção. De fato, um diodo de polaridade reversa pode ser usado como um detector, monitorando a corrente que passa por ele. Circuitos baseados nesse efeito são mais sensíveis à luz que outros