Introdução à Body Shop
A Body Shop formula e fabrica produtos de cuidados para a pele e cabelo, mas, talvez, seja mais conhecida por suas lojas exclusivas e altamente bem sucedidas, cheias de loções, sabões, xampus e óleos coloridos e brilhantes. É também reconhecida por sua abordagem positiva à produção ambientalmente consciente. A empresa tem conduzido suas operações verdes utilizando apenas embalagens mínimas e simples, estimulando a reciclagem e o uso de refil, não testando produtos em animais, usando materiais naturais, sempre Que possível, e adotando políticas sociais explícitas e decisivas.
Embora nem sempre sem críticas, a Body Shop argumenta que deseja provar que é possível desenvolver um negócio rentável e, ao mesmo tempo, respeitar o ambiente, as comunidades impactadas por suas operações, seus funcionários e consumidores. Essa filosofia afeta suas políticas de administração da produção de várias maneiras:
Compras socialmente responsáveis.
Anteriormente, os rolos de madeira para massagear os pés eram comprados de uma empresa de Frankfurt. Agora, a empresa compra-os de uma oficina que fundou em uma vila da Índia para dar treinamento aos adolescentes de um orfanato. Ignorando os custos menores, a empresa paga o mesmo preço à oficina da Índia, que utiliza o adicional de receita para melhorar os padrões educacionais, de saúde e de nutrição da vila. Seis oficinas similares foram criadas na Índia.
Utilização de recursos renováveis.
A empresa assumiu a liderança ao encorajar uma fábrica de papel do Nepal a substituir o corte de árvores da floresta local, para uso como matéria-prima, pela utilização de fontes renováveis, como cascas de banana.
Localização social.
A empresa comprou uma fábrica abandonada em uma área de Glasgow (Escócia) e transformou-a em fábrica de sabão que agora produz 25 milhões de barras, vendidas em todo o mundo. Além de criar empregos necessários para a área, a quarta parte do lucro é transformada em