Marketing - the body Shop
O tema central do nosso trabalho é a The Body Shop, empresa esta presente em 130 países e que possui faturamento de 20,3 bilhões de euros por ano. Seu intuito é unir sustentabilidade e equilíbrio para um comércio justo e ecologicamente correto. Esse modelo de negócio, incomum para a época (1976), elaborado por Anita Roddick, empreendedora inglesa, continua em destaque até os dias atuais devido a essa notória empresa de sucesso. Para a The Body Shop alcançar essa posição, foi necessário que Anita utilizasse de estratégias empresariais e de fundamentos de marketing, que serão descritos ao longo do trabalho.
Neste projeto, coletamos dados dos meios de comunicação e realizamos uma análise de marketing criteriosa acerca da marca The Body Shop. O trabalho detalhará pontos fundamentais como: Visão da marca, posicionamento, macro e micro ambientes, fornecedores, logística de distribuição, concorrentes, stakeholders e análise interna da empresa. Para a marca manter seu alto padrão de qualidade, que continua sendo uma prioridade absoluta, é fundamental entender que o posicionamento da marca não se alterou após ser vendida à L’oréal em 2006 e continua sendo o único varejo direto com posicionamento natural no mercado, proporcionando autoestima e bem estar aos seus clientes, através de seus produtos.
Prevendo uma possível inserção da The Body Shop no mercado brasileiro, sendo este a sexta maior economia do mundo – com previsão de alcançar o quinto lugar na próxima década – e a maior da América Latina, o Brasil é hoje um dos melhores mercados para investimentos estrangeiros. Além disso, o Brasil é o 3° maior consumidor de produtos cosméticos do mundo, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos, sendo um grande atrativo para a expansão da The Body Shop. Assim, nosso trabalho tem como objetivo principal criar um prognóstico estratégico de marketing para a empresa The Body Shop, visualizando seu posicionamento no mercado internacional e estudando