Introdução à administração
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
THAÍS LAYANE DOS SANTOS
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
BELO HORIZONTE - MG
JUNHO 2013
THAÍS LAYANE DOS SANTOS
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ORIENTADOR (A): SUELI GUIMARÃES MACEDO
BELO HORIZONTE - MG JUNHO 2013 1- O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?
- É a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. É ele quem define o que deve ser feito e como deve ser feito (Planos e Objetivos). As principais críticas ao planejamento formal estão relacionadas com a incapacidade de resposta a esse mesmo ambiente em mudança. De fato, se o ambiente de negócios em que as empresas atuam for caótico e altamente mutável, o planejamento pouco pode ajudar a enfrentar os desafios.
2- Qual a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
- Objetivos: São os resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que a organização pretende alcançar. Planos: São guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos.
3- Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?
- Características: Específicos: Os objetivos precisam transmitir clareza e objetividade qual é o resultado esperado, qual é o nível de desempenho desejado ou o alvo a ser atingido. Mensuráveis: Os objetivos devem ser especificados de forma quantitativa para que seja possível transformar as idéias em ações concretas e facilitar o processo de avaliação e feedback. Desafiadores, porém alcançáveis: Os objetivos devem