História de formosa
Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hoje está localizada Formosa.
O povoado foi batizado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do município de Formosa deu-se em 1 de agosto de 1843.
Cidade de importante riqueza natural, com grande número de cachoeiras, dentre elas destaca-se a Cachoeira do Itiquira. A cachoeira localiza-se a 34 quilômetros do centro da cidade e se destaca por ser umas das mais altas da América Latina com 168 metros de altura.
Outro ponto muito conhecido é a Lagoa Feia, com seis quilômetros de comprimento e meio de largura e com profundidade entre 4 e 10 metros.
Ainda tem o Lajedo que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas com aproximadamente 250 metros de profundidade, Buraco das Araras com aproximadamente 100 metros de profundidade e o Rio Bandeirinha o qual forma várias cachoeiras.
Principais Pontos turísticos
Salto do Itiquira
Os 168 metros de queda encantam quem visita o lugar, que possui também um poço para banho. Para chegar até lá, é necessário percorrer uma trilha fácil, porém íngreme. Caminhando por mais duas horas, chega-se ao mirante. A cachoeira faz parte do Parque Municipal do Itiquira, localizado a 33km de Formosa.
Buraco das Araras
Procurados pelos amantes de esportes radicais e por ecoturistas, o Buraco das Araras é um refúgio no cerrado. O trajeto é difícil, mas a beleza é incomparável. Paredões de pedras, ideais para rapel, guardam uma gruta com águas cristalinas.
Cachoeira do Indaiá
Localizada na microbacia do Itiquira, a Cachoeira do Indaiá é formada