Formosa goias
Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hoje está localizada Formosa.
O povoado foi batizado de Arraial do Couro em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do Município de Formosa se deu em 1º de agosto de 1843.
Arraial dos Couros foi o primeiro nome de Formosa, criada na segunda metade do século XVIII, com o desbobramento do município de Luziânia, que nessa época, também era um arraial (Santa Luzia e mais tarde, Santo Antônio da Boa Vista) fundado em 13 de dezembro de 1746 e elevado à condição de julgado, por ato oficial de 30 de outubro de 1749.
Problemas estritamente ligados a área de saúde motivaram a transferência do antigo arraial que deu origem a Formosa, conhecido pela designação de Santo Antônio. Historicamente foi fundado e construído por negros, localizado nas margens do ribeirão Itiquira com o rio Paranã. Na época uma mortífera febre assolava o lugar, proveniente do próprio rio, causando uma espécie de malária degenerativa.
Uma data, contudo, parece se adaptar a fundação de Formosa: "em quatro de outubro de 1767 o Padre Antônio Francisco de Melo celebrou a 1ª missa na casa de Oração de Couros". Mas a data, infelizmente não define com exatidão o dia certo da mudança. Em fevereiro de 1736 instalou-se a Estação Fiscal Registro Lagoa Feia, com um corpo de policiamento militar. Em 1º de agosto de 1843, o arraial foi elevado à categoria Vila, recebendo a denominação de Vila Formosa da Imperatriz.
Em 1833, no dia 1º de abril, Formosa foi considerada julgado de Couros, por ato do Conselho Geral do Governo da Província de