Introdução às ciências sociais (resumo)
- O que é?
É uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
Estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos e interagem no interior desses grupos.
- Como surgiu?
O termo Sociologie foi criado pelo filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), que tinha como objetivo unificar todos os estudos relativos ao Homem (História, Psicologia e Economia) numa só ciência.
Comte acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever as soluções para os problemas de ordem social.
- 3 fatos históricos que colaboraram para o surgimento da Sociologia:
- Iluminismo (século XVIII)
- Revolução Francesa (1789)
- Revolução Industrial (1750) e expansão do capitalismo
- Por que é considerada ciência?
Mostra a possibilidade de se estudar o processo de causa e efeito do seu objeto de estudo;
Possibilita o estudo das regularidades dos acontecimentos sociais, podendo ao se estudar esses acontecimentos, estabelecer leis, elaborar teorias, prever os fatos e conseguir entendê-los.
- Objeto de estudo:
Além da sociedade, refere-se às interações sociais, à maneira como o homem se relaciona com seu próximo, ou seja, interage em seu meio, sendo fruto e agente modificador deste meio. A Sociologia busca examinar a interação social, os padrões sociais (papéis do individuo na sociedade, classes, cultura, poder, conflito) e a socialização em processo. Os sociólogos examinam as regras que se desenvolvem à medida que as pessoas interagem, as expectativas que surgem entre elas, as verdades que elas acabam por compartilhar. Vêem a importância do “papel do estudante”, de ser da “classe media” e de ser “homem” ou “mulher” na sociedade moderna.
- Objetivo da Sociologia:
Aumentar o máximo possível de conhecimento sobre o homem e a