Introdução A Soldadura
1 - Introdução 1
1.1 - Objectivos 1
2.1 - Histórico da soldadura 2
2.2 - Soldadura 4
2.2.1 - Formação de uma Junta Soldada 4
2.2.2 - Tipos de Juntas 8
2.2.3 - Metalurgia da solda 10
2.2.4 - Fontes de energia para os processos de soldadura 13
2.2.5 - Modos de Operação 14
2.2.6 – Importância e aplicações da soldadura 15
3 - Conclusão 17
Bibliografia 18
1 - Introdução
Desde muito tempo o homem sempre procurou formas de como unir peças metálicas, os métodos de união de metais podem ser divididos em duas categorias principais, isto é, aqueles baseados no aparecimento de forças mecânicas macroscópicas entre as partes a serem unidas e aqueles baseados em forças microscópicas (interatómicas ou intermoleculares).
No primeiro caso, do qual são exemplos a parafusagem e a rebitagem, a resistência da junta é dada pela resistência ao cisalhamento do parafuso ou rebite, mais as forças de atrito entre as superfícies em contacto. No segundo caso, a união é conseguida pela aproximação dos átomos e moléculas das partes a serem unidas, ou destas e um material intermediário, até distâncias suficientemente pequenas para a formação de ligações metálicas e de Van der Waals. Como exemplo desta categoria citam-se a soldadura, a brasagem e a colagem.
Este trabalho tem como foco a soldadura e a sua situação actual em diversos aspectos com enfâse no ponto de vista da engenharia mecânica. Ao longo deste serão abordados a sua origem, desenvolvimento e importância. E para isso usaremos os conceitos e conhecimentos obtidos em outras disciplinas como mecânica dos materiais e ciências dos materiais.
1.1 - Objectivos
Objectivo geral
Definição do processo de soldadura, traçamento de sua linha cronológica e estudo dos seus aspectos mecânicos, metalúrgicos e económicos.
Objectivos específicos
— Entender os processos físicos ( mecânicos ), químicos e metalúrgicos relacionados com a soldadura;
— Entender as propriedades e caracterizar correctamente a microestrutura da região soldada