ProjetoEducacionalmunicipal

1056 palavras 5 páginas
Projeto Educacional

O xadrez como ferramenta de desenvolvimento psico-intelectual pedagógico e reintegração dos adolescentes em conflito com a lei.

Oficina de Xadrez
Fundação Reconto

COORDENAÇÃO

Luiz Carlos Limeira Neto

Ilhéus/BA 2015

JUSTIFICATIVA

O xadrez desenvolve particularmente o intelecto e o psíquico dos adolescentes, dando-lhes uma agradável opção recreativa.
O xadrez forma e desenvolve várias qualidades: nas áreas disciplinares, memorização, percepção, raciocínio lógico, bem como no comportamento ético e moral. Salientando ainda que o jogo de xadrez de maneira muito eficaz oportuniza aos adolescentes progredir de acordo com sua capacidade cognitiva, ideal a ser atingido pela Fundação Reconto. O xadrez por não ser um jogo de sorte, faz com que os adolescentes busquem uma solução para os problemas, procurando definir uma estratégia. Por isso, o xadrez possui parâmetros matemáticos importantes para evolução intelectual destes jovens. A competitividade dos jogos oportuniza aos adolescentes em sistema de ressocialização, entender a importância da análise individual e coletiva dos erros e acertos, dando-lhes maior segurança individual, ajuda necessária pra que possam combater as dificuldades momentânea da vida e vencer.

OBJETIVO GERAL

Ressocialização de adolescentes autores de atos infracionais, através da pratica educativa do Jogo de Xadrez junto a Fundação Reconto nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Eunapolis, Canavieiras, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Projeto Oficina de Xadrez, nas unidades da Fundação Reconto tem o objetivo promover nos adolescentes :
Imaginação e a antecipação
Memória
Vontade de vencer, paciência e o autocontrole
Espírito de decisão e coragem
Organização metodológica do estudo e o interesse pelas línguas
Capacidade de

Relacionados