soldadura
Por Resistência Elétrica
/Trabalho realizado por:
Índice
Índice 2
1.Resumo 3
2.Introdução 4
3.Soldadura por Resistência Elétrica 5
3.1.Tipos de Soldadura 7
3.2.Materiais 13
3.3.Máquinas 14
3.4.Vantagens e Limitações 15
3.5.Entidades Nacionais 16
4.Qualidade no processo de Soldadura por Resistência Elétrica 18
4.1.Variáveis a controlar 18
4.2.Defeitos associados ao processo de Soldadura por Resistência Elétrica 20
Bibliografia 22
1. Resumo
O presente trabalho realizado para a UC Tecnologias de Fabrico debruça-se sobre o processo de Soldadura, mas especificamente sobre a Soldadura por Resistência Elétrica. São apresentadas breves informações sobre soldadura de um modo geral, e é efectuada uma subdivisão dos vários processos de Soldadura por Resistência Elétrica, sendo o foco deste trabalho nos principais métodos conhecidos. São enunciadas as características gerais de cada um dos processos, bem como algumas das suas vantagens e limitações, e quais as principais situações de aplicação para esses processos.
São também demonstrados alguns dos equipamentos e pressupostos que estão por detrás da Soldadura por Resistência Elétrica. É ainda feita uma breve referencia a uma entidade nacional com operações relacionadas com a Soldadura.
É ainda efectuada uma análise sobre o controlo de qualidade nos processos de soldadura por Resistência Elétrica, elucidando não só como verificar a qualidade à posteriori, mas também quais o parâmetros que devem ser acompanhados e têm influencia maior durante o decorrer do processo.
2. Introdução
A soldadura pode ser definida como um processo de ligação permanente entre duas peças através de uma união íntima e atómica entre as superfícies em contacto, obtendo-se uma junta com propriedades mecânicas semelhantes ou superiores às do metal base e mantendo-se a continuidade de natureza metálica através da ligação.
É um processo que se estima ter