Introdução a sociologia
A Sociologia faz parte da chamada “Ciências Humanas”, que tem como objetivo o estudo do homem. Este é um corpus tão completo e amplo, que uma única ciência não conseguiria estudá-lo. Portanto, cada uma dessas ciências estuda o homem em aspectos específicos e cada qual com seus métodos.
Tais como a história, que estuda o homem no aspecto do passado, presente e perspectiva futura, ou seja, o homem e sua ação no tempo. Ou a Geografia, que analisa o homem com relação a espaço ou meio. Também existe dentro da ciências humanas um sub grupo que é a ciências sociais, formada pela antropologia, ciência política e a sociologia.
A antropologia estuda o aspecto cultural. Émile Durkheim realizou um trabalho que revolucionou a definição de antropologia e cultura. Estudando os índios aborígenes, Durkheim pôs a baixo a crença de que cultura superior era aquela que dominava a escrita, mostrando que uma cultura nunca é melhor que a outra, mas sim que, o que existem são diferenças.
A ciência política aborda os aspectos do homem ligado ao poder. Michel Foucault, um grande estudioso e analista do poder foi um dos principais do século XX. Antes dele, acreditava se que o poder estava relacionado à macro política – como os governantes, políticos,... -. No entanto, Foucault começa a escrever novas relações de poder, rompendo com essas concepções, e apresentando um novo ponto de vista, de que o poder tem haver com todas as nossas escolhas e ações, sejam de nível micro ou macro.
A sociologia estuda o homem nas suas relações sociais e para isso, usa todas as outras ciências humanas como auxílio de seu estudo. Como a psicologia, que contribui, influencia e interpenetra nesta ciência; visto que, as diferenças de comportamento são influenciadas por seu meio, assim como, um meio é influenciado pelos comportamentos de um individuo. Enquanto o indivíduo isolado é estudado pela psicologia em nível micro (um universo individual); a sociologia analisa o homem em nível