Resumo da introducao estatistica
1.1. Introdução
Em alguma fase do seu trabalho, irá se deparar com o problema de analisar e entender um conjunto de dados relevante ao seu particular objecto de estudo. Necessitará de trabalhar os dados para transformá-los em informações, para compará-los com outros resultados, ou ainda para julgar sua adequação a alguma teoria.
Exprimindo por meio de números as observações que se fazem de elementos com, pelo menos, uma característica comum (por exemplo: os alunos do sexo masculino de uma comunidade), obtemos os chamados dados referentes a essa comunidade.
Podemos dizer, então que:
A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
A colecta, a organização e a descrição dos dados numéricos através da criação de instrumentos adequados (quadros, gráficos e indicadores numéricos), estão a cargo da Estatística Descritiva.
No estudo da Estatística, o termo “estatística” é utilizado para referir dois conceitos diferentes, conforme se utiliza no singular ou no plural. Quando utilizado no plural, é sinónimo de facto ou dados numéricos, enquanto que no singular constitui um objecto de estudo, uma ciência, tal como é a Matemática, e compreende, como foi referido anteriormente, um conjunto de princípios e métodos de colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados numéricos.
Em suma, pode-se dizer que a estatística permite: ▪ Descrever e compreender relações entre as variáveis; ▪ A tomada de melhores e mais rápidas decisões para fazer face à mudanças.
1.2. Conceitos básicos
1.2.1. População e amostra
Identificado o problema a analisar, a etapa seguinte de um estudo estatístico, é a recolha de dados necessários, apropriados, tão completos quanto possível e, sobre tudo, pertinentes para a situação que se pretende analisar.
Os dados podem ser obtidos a