Arquitetura e urbanismo
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
TEMA: A importância da pesquisa cientifica para o sucesso na vida profissional e acadêmica dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
1 Delimitação do Tema/Título
O papel do arquiteto em projetos interdisciplinares nos âmbitos hospitalares
2 Objetivos:
2.1 Objetivo Geral:
Analisar o papel do arquiteto em projetos interdisciplinares nos âmbitos hospitalares.
2.2 objetivos Específicos:
1) Identificar a atuação do arquiteto dentro de projetos interdisciplinares;
2) Verificar a relação do arquiteto com a equipe multidisciplinar no âmbito hospitalar;
3) Apresentar as propostas arquitetônicas dentro do projeto interdisciplinar que visa a promoção e o bem-estar de seus usuários.
3 Justificativa
Atualmente o profissional encontra-se em uma nova situação de serviço que exige uma diferente postura que lhe impõe maneiras de inserção e atuação mais integradoras; sendo assim, os projetos arquitetônicos buscam meios de proporcionar sustentabilidade, conforto, eficiência, acessibilidade, segurança dentre outros de forma mais eficaz e completa possível. E para isso em muitos casos vem sendo obrigado a abrir mão da sua zona de conforto para atuar sob plataformas não apenas multidisciplinares como também interdisciplinares e transdisciplinares (AU, 2010). A promoção da saúde tem tornado-se uma referência e desafio para a arquitetura de modo que proporcione resultados de saúde e qualidade de vida, com o objetivo de aliviar o sofrimento e produzir conforto e bem estar pelo ambiente apresentado. E percebido que o arquiteto vive de desafios a serem superados, para com o âmbito hospitalar não é diferente, onde Santos et al (200[?]) afirmam com relação a arquitetura e saúde que: “Os desafios estabelecidos são os de criar espaços humanizados, centrados no paciente, colaborando para a sua