Introdução a Macroeconomia
A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, a balança de pagamentos e as taxas de cambio. A macroeconomia lida com o aumento no produto e no emprego no decorrer de longos períodos de tempo, isto é, crescimento econômico e ainda com flutuações a curto prazo que constituem o ciclo de negócios.
A macroeconomia é interessante porque lida com tópicos importantes. Mas também é fascinante e desafiante, porque reduz os detalhes complicados da economia a pontos essenciais. Esses pontos essenciais estão nas interações dos mercados ativo, mercado de trabalho e mercado de bens e serviços e nas interações entre economias de países que comercializam produtos entre si.
Ao lidar com tais pontos, devemos deixar de lado detalhes do comportamento de unidades econômicas individuais, tais como famílias e firmas, ou a determinação de preços em mercados específicos.
A contabilidade nacional
Contabilidade nacional é a técnica que tem como objetivo principal representar e quantificar a atividade econômica de um país, durante determinado período de tempo. Mensuração da atividade econômica
Produto Nacional Bruto (PNB): É uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico. O produto nacional bruto é distingue entre o PNB real, PNB nominal e o crescimento do PNB.
PNB nominal mede o valor do produto aos preços prevalecentes no período durante o qual o produto é efetuado, enquanto o PNB real mede o produto efetuado em qualquer período aos preços de algum ano-base e a taxa de crescimento da economia é a taxa à qual cresce o PNB real.
As fórmulas para o cálculo do PNB a partir do PIB são as seguintes:
PNB = PIB + RLRE
PNB = PIB − RLEE
onde:
PNB é o Produto Nacional Bruto
PIB é