Sociologia
a sociologia é uma ciência humana que estuda o comportamento humano com base nos processos que conectam as pessoas em associações, grupos e/ou instituições. enquanto o indivíduo sozinho é estudado pela psicologia, a sociologia é baseada em estudos teórico-metodológicos voltados para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
O sociologo e a pessoa que estuda a sociologia, Ele é um cientista, com espírito crítico, que se dedica à pesquisa do comportamento humano dentro de uma sociedade.
Ele reflete sobre a complexidade e diversidade da vida social e se ocupa em investigá-la como um todo, incluindo as classes sociais, os grupos étnicos, as ideologias, além das instituições sociais, tais como: a escola, a família, a Igreja, etc.
- O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade / - Como pensar diferentes realidades.
Todos nos encaramos a nossa realidade como algo natural, como se as coisas e o mundo ao nosso redor sempre fossem assim. É preciso "mudar o ponto de vista" e construir um “olhar sociológico” para quebrar essa prenocao da nossa realidade e isso se faz com base no estranhamento do cotidiano.
O homem como ser social
O homem como ser social é influenciado desde a infancia. Segundo a teoria da personalidade de Freud que identifica personalidade, o ego e o superego, podemos concluir que, mesmo que aprenda a lidar com suas frustacoes, o homem vive em constante conflito interno. Não existe equilíbrio perfeito na vida em sociedade. O ser social sempre está exposto a uma serie de regras culturais que geralmente o impedem de agir e pensar por conta própria.
A liberdade de um ser social é algo relativo e pode também ser considerada uma utopia. Como exemplo, alguém que não gosta de um horário fixo de trabalho e se sente preso a ele,