Introdução a LIteratura
Literatura
Manifestação Cultural
Não há povo e não há homem que possa viver sem ela [a literatura], isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado [...] a literatura é o sonho acordado das civilizações.
ORIGEM DA LITERATURA
A Literatura é um fenômeno social/cultural nascido de gêneros milenares, que permanecem vivos apesar da passagem dos séculos.
Em geral cada civilização gerou os mitos ligados às crenças de cada povo e às suas maneiras de ver o mundo.
Assim nasceram os relatos que hoje chamamos contos de fadas, contos maravilhosos ou contos folclóricos; mora neles o que restou dos elementos dos mitos.
ORIGEM DA LITERATURA
A literatura para ter um determinado valor, só pode ser escrita. Os livros demoraram muito para aparecer, daí os textos literários também demorarem muito para surgir.
A evolução do livro foi muito lenta, com isto o desenvolvimento humano também foi lento, uma vez que o livro apressa a evolução humana.
O livro mais antigo é o "livro dos mortos" do antigo Egito que data de
1800 a. C.. Nesse livro contém
ORIGEM DA LITERATURA
No Renascimento, a partir do século XV, vemos na literatura a tentativa de se equilibrar o pensamento Cristão com a filosofia greco-romana. Apesar disso, aqueles mesmos elementos fantásticos permaneceram nesse período que gerou a
Literatura chamada Clássica. Em
Cervantes, Shakespeare, Camões, até
Dante, ainda encontramos com seres mágicos, míticos, sobrenaturais. Seguindo para o período Pré-Romântico (entre 1700 e 1800) veremos a consagração da forma literária do romance, marcado ainda por novelas de cavalaria e romances medievais, repletos de aventuras heróicas.
FUNÇÕES DA LITERATURA:
O QUE É LITERATURA?
“Arte literária é mimese(imitação); é a arte que