Introduçao a Literatura Infantil
Nos dias de hoje, as crianças tem pouquíssimos contatos com a literatura infantil em seu cotidiano. Este trabalho, pretende mostrar ao professor a necessidade de resgatar a leitura, através da motivação e da fantasia do mundo de cada criança, junto a uma rica literatura da qual pode a criança se apropriar, auxiliando, também, para a sua alfabetização de uma maneira prazerosa.
É na infância, que, tanto o professor ,quanto os pais e sociedade devem incentivar e motivar a formação de leitores e cidadãos mais preparados. As crianças devem ter como exemplo os professores e adultos envolvidos em seu contexto histórico, sendo incentivados a apropriar-se da leitura, utilizando todo o material nos diversos espaços em que convive.
A finalidade deste trabalho é apresentar a literatura para a criança, trabalhando o pedagógico sem comprometer a fantasia e a ludicidade. A contribuição da literatura infantil para a criança, promove seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo através da prática da leitura a forma de como ampliar as janelas para o mundo da fantasia, contextualizando com a realidade de cada educando.
Segundo Zilberman (2003), a função da literatura vai (ou deveria ir) além. Cabe a ela, com todos os recursos de que dispõe oferecer à criança conhecimentos acerca de si mesma e da realidade que a cerca – carências intrínsecas a todo ser em desenvolvimento. Sejam por meio de contos de fadas, lendas, mitos ou fábulas, o papel da literatura infantil é fazer com o que o pequeno leitor reconheça o que existe ao seu redor e compreenda seu papel como cidadão. Ao professor, cabe não apenas ensinar os códigos de leitura para a alfabetização, mas fazer emergir na criança a compreensão dos textos por meio da percepção dos temas e dos seres que afloram na trama ficcional.
Para Gregorin Filho (2009), devemos nos ater ao que é exatamente a literatura infantil, como