introdução a literatura
1.1.ORIGEM:
A literatura está ligada a escrita, portanto sua origem se perde na noite dos tempos. Não há um único marco histórico do surgimento da escrita, já que os desenhos das cavernas são considerados escritos antigos. O hieróglifo é uma escrita do antigo Egito.
Desde que apareceu o ser humano, ele teve vontade de deixar resquícios de sua passagem pelo mundo. O homem sempre quis deixar sua marca para a posteridade, como é que ele fazia para caçar, mostrar seus feitos, seu heroísmo, sua força, dinamismo, coragem. Também quis mostrar como era o seu povo, os animais, o meio ambiente da época. Já estava-se definindo o que é literatura.
A literatura para ter um determinado valor, só pode ser escrita. Os livros demoraram muito para aparecer, daí os textos literários também demorarem muito para surgir.
A evolução do livro foi muito lenta, com isto o desenvolvimento humano também foi lento, uma vez que o livro apressa a evolução humana.
O livro mais antigo é o "livro dos mortos" do antigo Egito que data de 1800 a. C.. Nesse livro contém fórmulas que os antigos mortos deveriam levar quando da passagem para o outro mundo.
1.2.EVOLUÇÃO DO LIVRO:
Não resta dúvida que os livros mais antigos são as paredes das cavernas. Era o único lugar disponível em que o homem deixaria registrada a sua passagem pelo mundo.
Os textos mais antigos que existem são os que compõem "O livro dos Mortos". Eram escritos em papiro (uma planta) e guardados em potes de barros ou estojos de madeira.
O segundo material usado foi a argila na Mesopotâmia. Escrevia-se em placas de barro, de um lado e outro. Estas placas eram queimadas nos fornos. Estava pronto o livro.
Escreviam-se textos políticos, comerciais, religiosos numa escrita cuneiforme. A reunião destas placas formou bibliotecas. Foram encontradas bibliotecas com mais de 500 mil obras. Através destas placas ficamos sabendo da existência real da cidade de Nínive e do rei Assurbanipal no ano