introdução a Filosofia
Curso: Licenciatura em Filosofia
Segundo o texto, comente as abordagens dos Simbolistas, dos Funcionalistas e da Escola Comparada sobre o mito.
O texto traz para nós varias referência de pensamentos no ponto de vista de Jean Pierre Venant que compara o pensamento dos Simbolistas expressando o sagrado, o divino. Os funcionalistas diz que o mito tem as funções de manter a sociedade unida a tradição. Dois representantes de escolas, Friedrich Max Muller apontando o mito como um produto inconsciente da linguagem e do outro lado Andrew Lang e Edward Burnett Tylor concluindo que o mito é im discurso irracional, com histórias selvagens e absurdas. A todo tempo percebe-se que todos veem o mito de uma forma grosseira e absurda.
Qual a abordagem inédita sobre o mito que J. P. Vernant propõe no início do século XX?
O mesmo faz uma comparação do mito em todos os seus níveis: artístico, estético, psicológico, gramatical e estrutural e o contextualiza historicamente, tudo isso, por entender o mito também, como fato social total.
Qual a postura de Vernant em relação ao politeísmo e ao cristianismo relacionados ao mito?
Não se posiciona ao mito como um cristão, ou um olhar cristão. Para ele, cristianizar o politeísmo grego significa desqualifica ló. O politeísmo e o mito grego, para o autor, não são entendidos como erros que se opõe a verdade cristã, mesmo porque há que se levar em conta não havia dogmas, livro sagrado ou igreja. E foi isso que Vernat objetivou enfatizar em suas obras. Nelas, o mito, ou em seu conjunto, a mitologia, não foi compreendida como absurda inferior ou pura ficção.
O que é o mito para J. P. Vernant?
O mito para Vernant traz as marcas de uma civilização, onde o mesmo é compreendido com relato, tradição, fato social total, obra do espírito humano e manifestação de uma civilização.
O que é a Psicologia histórica da qual Vernant utiliza para estudar os mitos?
A obra de Venant constitui-se um instrumento