Demaquilante
1 OBJETIVO 2
2 INTRODUÇÃO 2
3 DESENVOLVIMENTO 4
3.1 FORMULAÇÃO 4
3.2 FUNÇÃO DOS COMPONENTES 5
3.3 PROCESSO DE FABRICAÇÃO 9
3.4 CARACTERÍSTICA TÉCNICA E ORGANOLÉPTICA 9
3.5 ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE PRODUTO 10 Tabela 1: Subgrupos dos produtos cosméticos e local de aplicação. 10
3.6 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO MATERIAL DE EMBALAGEM 10
3.7 DADOS DE ESTABILIDADE 11
3.8 PROJETO DE ARTE E ETIQUETA. 13 Figura 1: Embalagem Externa do Demaquilante 13 Figura 2: Rótulo da Embalagem Interna do Demaquilante 15
4 CONCLUSÃO 16 REFERÊNCIAS 17 ANEXO 1 - TESTES PARA AVALIAR NOVAS FORMULAÇÕES 18
1 OBJETIVO
Desenvolver um produto cosmético do tipo emulsão.
2 INTRODUÇÃO
Uma emulsão é uma dispersão constituída de dois líquidos no mínimo (HERNANDEZ,1999). Um Sistema heterogêneo, que tem no mínimo um líquido imiscível ou ligeiramente miscível, disperso em outro líquido na forma de gotículas minúsculas – fase dispersada, descontínua ou interna. (SCHUELLER, 2002). A outra constitui a fase dispersante, contínua ou externa.
O tipo de emulsão O/A possui a fase contínua aquosa ou hidrofílica, a fase dispersada é oleosa ou lipófila. Esta emulsão são menos gordurosas que as do tipo A/O; são solúveis na água e mas insolúveis nos lipídeos (HERNANDEZ, 1999).
Emulsões são os tipos mais comuns de sistemas de carreamento utilizados em produtos cosméticos. Permitem que uma larga variedade de ingredientes seja rápida e convenientemente transportada para o cabelo e para a pele. Os tipos de emulsões usadas para os produtos cosméticas são, normalmente, materiais semi-sólidos consistindo de uma porção aquosa (hidrofílica) e uma porção oleosa (hidrofóbica). A fase interna é composta de matérias-primas que constituem as minúsculas gotículas dispersas (ou emulsificadas), enquanto que a fase externa é constituída pelos demais componentes. Normalmente, a fase externa é a mais abundante das duas, apresenta concentração mais elevada (SHCUELLER,2002).
O