Introdução a Fenomenologia
3230 palavras
13 páginas
1. O que significa Filosofia? Qual é a importância de articulação com a fenomenologia? A definição de Filosofia é o amor pela sabedoria, segundo Pitágoras, que motiva um conhecimento sem competição, a curiosidade pelo mundo do outro suspendendo seus próprios valores para que se possa ter contato com os valores do outro, é o ato de questionar o significado individual das diferentes vivencias. Há dois movimentos filosóficos dentro da fenomenologia, a atitude Filosófica é o direcionamento das perguntas, as quais são em relação ao mundo que a pessoa está inserida e suas relações nele, O que é? , Qual é a realidade? ,Como é? Qual é a estrutura e as relações que constituem uma ideia? , Por que é? , Qual é a origem ou causa de uma ideia? . Já a reflexão Filosófica é o refletir acerca de si mesmo, ao próprio pensamento, interrogar-se a si mesmo, O que é pensar? Conteúdo e sentido deste, Como é pensar? , Por que pensar? Os motivos, as razões e as causas e Para que pensar? A intencionalidade ou finalidade do pensamento.A maior relação é que a curiosidade, amor pela sabedoria encontram-se nas duas ciências.
2. Qual a proposta de Edmund Husserl?
Husserl define que o conhecimento envolve uma operação reflexiva, propõe a articulação entre a subjetividade e a objetividade para investigar o conhecimento, a consciência intencional, aberta (intencionalidade) influenciado por Brentano, a compreensão do individuo em camadas, a preocupação em descrever, mostrar. Critica Positivismo e o dualismo de Decartes, que separa corpo e mente, nas propostas criticadas nota-se um distanciamento entre o objeto e o sujeito, com foco na objetividade, na dedução e na explicação. Para que esse processo de conhecimento ocorra, ele propõe dois procedimentos:
1. Redução Fenomenológica ou Epoché - coloca entre parênteses aquilo que já se conhece, nada se afirma nem se nega, por exemplo, suspende-se uma teoria que se conhece sobre depressão favorecendo para que o outro diga o que é depressão