Elemento Químico
Símbolo: Si
Número: 14
Série Química: Semimetais
Grupo/Família: 14
Distribuição eletrônica: Distribuição eletrônica: 1s2,2s2,2p6,3s2,3p2
Aparência: Cinza azulado escuro.
O Silício é um elemento químico sólido na temperatura ambiente e é da mesma família do carbono, isto é, na família número 14. E assim como o Carbono o Silício é um dos elementos que mais aparecem em abundância no universo (só fica atrás do Oxigênio), mas ele nunca é encontrado isolado, só combinado. Entretanto há sob a temperatura estimada de 1300 °C como isolá-lo, havendo uma aproveitamento de mais ou menos 99%.
Apresenta-se na forma amorfa e cristalina. O primeiro na forma de um pó pardo mais reativo que a variante cristalina, que se apresenta na forma octaédrica de coloração azul grisáceo e brilho metálico. Suas propriedades são intermediárias entre as do carbono e o. Na forma cristalina é muito duro e pouco solúvel, apresentando um brilho metálico e uma coloração grisácea. É um elemento relativamente inerte e resistente à ação da maioria dos ácidos; reage com os halogênios e álcalis. O silício transmite mais de 95% dos comprimentos de onda das radiações infravermelhas.
Propriedades físicas e químicas do Silício (Si):
Número atômico:
14
Peso atômico:
28,086
Ponto de fusão:
1.414º C
Ponto de ebulição:
2.355º C
Densidade:
2,42g/cm3
Estados de oxidação:
+4
Configuração eletrônica:
2-8-4 ou 1s22s22p63s23p6
Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Silício&oldid=37139548
Principais compostos químicos e aplicações:
O Silício cristalizado vem sido muito usado em células fotovoltaicas, estas responsáveis por utilizar a radiação solar como fonte de energia. E o papel do Silício nesse trâmite é a condução elétrica, pois o mesmo é considerado um ótimo semicondutor. Evidenciando que seu uso possui um ótimo custo benefício.
FONTE: http://www.blue-sol.com/energia-solar/energia-solar-como-funciona-o-efeito-fotovoltaico/
Células Fotovoltaicas
O