Economia
1. Explique por que o laboratório Merck, produtor da patente do remédio de colesterol Zetia possui poder de monopólio.
2. A passagem de metrô da Fecaplândia custa $ 3,00. Há pressão sobre a prefeita para reduzir o preço da passagem em um terço, para $ 2,00. A prefeita está preocupada, pensando que isso significa que a receita de vendas de passagens vai se reduzir em um terço. Explique por que a estimativa da prefeita de perda de um terço da receita provavelmente é exagerada.
3. Um cinema serve dois tipos de frequentadores: estudantes e executivos. Há 900 estudantes e 100 executivos na cidade. Cada estudante tem disposição a pagar de $ 5 por entrada de cinema. Cada executivo tem disposição a pagar de $ 10 por entrada. Cada um comprará no máximo uma entrada. O custo marginal para o cinema é constante em $3 por entrada, e não há custo fixo.
a. Suponha que o cinema não possa fazer discriminação de preços e tenha de cobrar dos estudantes e dos professores o mesmo valor de entrada. Quando o cinema cobra $ 5, quem compra entradas e qual o lucro do cinema? Qual o excedente do consumidor?
b. Quando o cinema cobra $10, quem compra as entradas e quanto é o lucro do cinema? Qual o excedente do consumidor?
c. Suponha agora que o cinema possa fazer discriminação de preços entre estudantes e executivos, exigindo que estudantes mostrem sua carteira de estudante, e que o cinema cobre $10 para os executivos e meia-entrada para os estudantes. Qual será o lucro? Qual será o excedente do consumidor?
4. Um produtor maximizador de lucro, o preço do jeans é duas vezes maior que o custo marginal. Qual a elasticidade preço da demanda?
5. Suponha que o Cmg enfrentado pela Fecap Calçados seja constante em $ 10 por sapato. Se a elasticidade preço da demanda por sapatos também é constante e igual a 5, que preço a Fecap Calçados deve cobrar pelos sapatos?
6. Por que uma empresa poderia possuir poder de monopólio