Introdução a engenharia
A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos que realizem uma determinada função ou objetivo.
A engenharia é uma ciência bastante abrangente que é muitas vezes subdividida em diferentes ramos ou especialidades. Cada uma destas especialidades preocupa-se com um determinado tipo de tecnologia ou um determinado campo de aplicação. Apesar de inicialmente um engenheiro se formar normalmente numa especialidade específica, ao longo da sua carreira na maioria dos casos, irá tornar-se polivalente, penetrando com o seu trabalho em diferentes áreas da engenharia.
Historicamente, existiam a engenharia militar e a engenharia naval. A partir de a engenharia militar começou por desenvolver-se o ramo da engenharia civil. Posteriormente, surgindo inúmeros outros tipos de engenharia.
A engenharia, em face de sua enorme versatilidade com que se apresenta na sociedade moderna, é a profissão que possibilita um infinito número de desempenhos seja nas indústrias, obras, pesquisas, laboratórios, cargos de docência e mesmo na política. Todas estas atividades não encerram a participação e nem limitam os engenheiros a abraçarem outras áreas, sejam elas afins ou não. Nas equipes multidisciplinares, verifica-se que a presença de um profissional de engenharia é sempre bem vinda. Podemos citar a engenharia civil geotécnica e engenharia do trabalho a serviço da perícia ambiental, por exemplo. Os laudos demonstram uma clara tendência atualmente de valorizar áreas conforme as palavras-chave adotadas no decorrer do texto.
Há mais atributos e aptidões a serem desenvolvidas no mercado, vislumbrados pelo profissional, que ensejarão o entrosamento ou elo entre as mais variadas profissões. Falta-nos, no entanto, um casamento com o Direito Ambiental.