Telhas
A estrutura que sustenta os telhados de madeira pode utilizar diferentes materiais, como por exemplo: madeira, metal e concreto.
Os telhados de madeira com estrutura armada, que são mais comuns em casa, oferecem boas opções, desde as mais rústicas de toras brutas até as estruturas mais sofisticadas como a madeira laminada colada.
A madeira também é mais utilizada em projetos em que a estrutura ficará aparente.
Há até mesmo espécies de madeiras específicas mais indicadas para estruturas leves ou para estruturas pesadas.
As madeiras também podem ser de diferentes tipos: as nativas, extraídas principalmente da região amazônica; as reflorestadas, como o pinus e o eucalipto; e as laminadas coladas, que se forem de boa qualidade, podem ter uma capacidade estrutural maior do que a madeira maciça.
A estrutura de madeira mais comum é composta por tesouras, terças, caibros e ripas, onde são assentadas as telhas.
- Telha Cerâmica (barro): As telhas cerâmicas são largamente utilizadas pelo Brasil. É um das mais antigas formas de coberturas de edificações. Proporcionam ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo. É necessário um estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas
- Telha de Concreto: As telhas de concreto são mais recentes no mercado. Proporcionam conforto térmico e versatilidade de formas e cores. São impermeáveis as chuvas, diferente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água. As telhas de concreto com cores brancas proporcionam mais conforto térmico porque refletem a luz do sol que incidem sobre elas.
- Telha de Fibrocimento: São o melhor custo/benefício do mercado. São resistentes e leves, por isso precisam de um engradamento de telhado mais simples.
- Telha de Vidro: As telhas de vidro proporcionam a entrada de luz nos ambientes. São utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto,