Atps gestão de pessoas
Mudança nas Organizações
As empresas estão integradas em um ambiente que passa por constantes mudanças, influenciando e sofrendo influências, aprendendo e ensinando, ao longo do tempo foram muitos os que buscaram entender a dinâmica das organizações. As teorias administrativas buscam sempre evoluindo, buscando melhorias continuas para as organizações.
A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com intuito de melhorar a eficiência da empresa, essas modificações podem envolver praticamente qualquer segmento, podendo afetar e envolver outros segmentos, mas geralmente afetam as linhas de autoridade, e de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecida. Dizemos que e fundamental e de grande importância que as empresas tenham alta estabilidade para que possam programar mudanças.
Conforme Grayson e Hodges (2002 p27):
“Com a queda do muro de Berlim e o desmoronamento do sistema URSS, entre as décadas 1980 e 1990 mais de 3 Bilhões de pessoas passaram a viver em economias de mercado, incentivando a globalização.”
A mudança, quando envolve o conhecimento individual é relativamente simples, a mudança de comportamento de um grupo é preciso que considere o grau de dificuldade. Para que tais ações estejam alinhadas ao objetivo e ao planejamento organizacional é imprescindível que exista liderança capaz de conquistar comprometimento e estimular a cooperação de todos no que se refere à responsabilidade para com os resultados por parte de todos, toda mudança deve ser bem definida e delimitada.
Etapas para definir uma mudança organizacional:
- Qual é o objetivo?
- Estado atual do grupo?
- Qual a mudança? (Conhecimento / Atitude / Comportamento individual ou do grupo).
Processo de aprendizagem:
- Planejar e realizar testes (os conceitos em novas situações)
- Ter uma experiência concreta
- Avaliar / Reavaliar (Observações e reflexões)
- Conclusão (Formação de conceitos abstratos e generalizados)