Introdução a engenharia eletrica
KONRAD KRUGER STEINER
GABRIEL DE MENEZES NICOLADELLI
ROGER MOTTA DA SILVA
EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Tubarão 2014
SUMÁRIO
“O mais competente não discute, domina a sua ciência e cala-se.” (Voltaire).
1 - INTRODUÇÃO Todos os dias, você liga seu computador para trabalhar, se divertir, navegar na web, jogar e fazer outras tantas coisas. Poucos segundos após apertar o botão “Power”, um componente importantíssimo entra em cena: o sistema operacional. Tal componente vem sido cada vez mais utilizado ao decorrer dos anos, é uma ferramenta importantíssima para tornar a visão do usuário mais clara e objetiva, e com isto a evolução dos sistemas operacionais se tornou indispensável.
2- DESENVOLVIMENTO 2.1 EVOLUÇÕES DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Inicialmente a partir da década de 40, ou seja, com a primeira geração de computadores, não havia muita necessidade de um SO padronizado, o uso de computadores era restrito a poucos profissionais trabalhando em aplicações militares, cientificas, matemáticas.
A partir da década de 50 (1955-1965) os computadores foram desenvolvidos para atender as necessidades de um novo mercado: as empresas. O ambiente empresarial valorizava muito um equilíbrio entre os custos e os benefícios de um sistema. Os computadores ainda eram muito caros
O objetivo dos sistemas operacionais oriundos desse período limitava-se a auxiliar os programas nas operações de entrada e saída e na tradução nos programa-fonte, escritos em linguagem pouco evoluídas.
A partir da década de 60, houve um grande avanço no desenvolvimento de sistemas operacionais. Já encontramos tradutores simbólicos mais evoluídos, programas de serviços para transferência de informação entre periféricos e programas de controle de entrada saída, ou seja, os famosos IOCS (Input Ouput Control System). Nesse período passou-se a utilizar