INTRODUÇÃO A ECONOMIA: Critérios Econômicos para valorização da água no Brasil.
Ana Paula Bittencourt de Souza²
Danylo José Borges da Costa²
Lorena dos Santos Prudêncio²
Maiara Fernada Guimarães Bezerra²
Quincio Muniz Pinto Netto²
Marcelo Virginio de Melo³
1 MERCADO DE ÁGUA NO BRASIL
A água é um bem fundamental para a sobrevivência humana. O planeta Terra tem sua superfície formada em sua maioria, cerca de 70%, por água, chegando a alcançar um volume de cerca de 1,4 bilhões de km³. Porém grande parte dessa água é imprópria para o consumo humano, sendo a sua maior porção formada por água salgada. A parcela de água doce, além de pequena, apresenta boa parte do seu volume em forma de geleiras, solos congelados e águas subterrâneas. A água disponível para o consumo humano encontra-se na forma de rios e lagos, essa é a menor parcela de água disponível no mundo, cerca de 0,008% do total de água do mundo.
Por muito tempo se acreditou que a água era um recurso renovável de fonte inesgotável, porém os números dos recursos hídricos estão cada vez menores e de acordo com estudos e previsões, no futuro, o acesso a água será considerado artigo de luxo, podendo até ser motivo de conflitos mundiais.
Água potável, limpa e tratada está fora do alcance de boa parte da população do Brasil. Centenas de pessoas que vivem em estado de extrema pobreza morrem no país devido a doenças causadas por impurezas na água de consumo e por doenças causadas pela falta de saneamento básico e exposição ao esgoto não tratado. O que é bastante contraditório, tendo em vista que o acesso a água, de acordo com a constituição brasileira é considerado um direito a todos.
Além da escassez de água doce, boa parcela dessa água disponível encontra-se poluída. Sendo a água fundamental para a vida humana, é necessária uma conscientização maior sobre seu uso e desperdício. Sem a água, a vida humana e as condições econômicas e sociais que temos hoje jamais existiriam.
De acordo com o