Introdução a docência
Prática de ensino: Introdução a docência
Aluno(s):
Franciane Guedes RA: 1304250
ZENAIDE ESPÍNDOLA DOS SANTOS - 1301761
POLO
Jacareí - SP
2013
Educação? Educações: aprender com o índio
Quando dizemos a alguém que certo habito é “falta de educação”, estamos comparando nossos hábitos com os deles, mas não podemos esquecer que cada povo tem seus hábitos, sua cultura e seus costumes.
Na educação o educador serve para ajudar o seu povo, por isso, existem vários meios de educação e cada um tem que seguir o seu. Vemos isso no caso dos índios, pois quando ele sai para aprender com os brancos ele volta inútil para sua tribo.
Assim cada indivíduo tem que respeitar seu modo de vida, seu modelo de educação, seus costumes para poder se sentir útil para sua sociedade.
O papel da escola é conseguir reunir as diferenças e usar da melhor forma possível, para poder acrescentar na educação, sem preconceitos.
O educador tem que ter censo critico, mas também tem que respeitar o individuo, levando seu conhecimento de uma forma objetiva e fazendo seus alunos a também ter um censo critico, o educador serve para ajudar não para impor. Por isso temos que sempre aprofundar o conhecimento e buscar novas ideias para podermos ter censo crítico sobre tudo.
O fax do Nirso:
Apesar de o texto mostrar que o mais importante é o lucro, na pratica vemos que o mercado de trabalho esta sempre procurando por pessoas qualificadas. Assim a educação escolar não esta perdendo espaço para o mercado de trabalho, pois ela é um diferencial, destacando o profissional, quanto mais cursos tiverem, mais capacitação profissional e melhor destaque no mercado de trabalho.
A história da chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)
Vemos que tudo na vida tem seu lado, pois cada pessoa tem um modo de ver o mundo.
Devemos ensinar nossos alunos a ter censo critico além de extrair o conteúdo didático das matérias ele pode aprofundar seus conhecimentos.