Sistemas digitais 2
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.2 - MULTIVIBRADOR ASTÁVEL 6
2.3- OSCILADOR MONOESTÁVEL 7
4. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Os circuitos complementares estudados neste trabalho são muito utilizados nos projetos de sistemas digitais. Basicamente, nos limitaremos ao estudo de uma classe de circuitos complementares muito utilizados em circuitos digitais: os circuitos multivibradores.
Na atualidade podem-se encontrar no mercado circuitos integrados especialmente projetados para implementar circuitos multivibradores (mono-estáveis e/ou astáveis) em várias faixas de freqüências.
Este circuito integrado tem aplicações que variam de equipamentos domésticos a circuitos de sincronização de precisão.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 - OSCILADOR ASTÁVEL Oscila entre dois estados instáveis, permanecendo em cada um por tempo predeterminado, gerando uma forma de onda periódica na saída.
Figura 1- Modo de operação Oscilador Astável
Os transistores devem operar entre corte e saturação. Uma forma alternativa do circuito da Figura 2, que será implementada, é apresentada no circuito da Figura 3.
Figura 2- Célula Binária Trabalhando com Oscilador Astável
Figura 3- Oscilador Astável
2.2 - MULTIVIBRADOR ASTÁVEL O multivibrador astável é um circuito que não possui estado estável de saída indefinidamente. Dessa forma a saída oscila intermitentemente entre dois níveis de tensão (Vsat + e Vsat-). O circuito pode ser implementado a partir de um biestável inversor realimentado por um circuito RC, como mostrado na figura 4.
Figura 4- Circuito Multivibrador Astável
Figura 5-
Figura 6-
2.3- OSCILADOR MONOESTÁVEL
Possui um estado estável e pode permanecer nele indefinidamente. Quando disparado ele muda para o estado instável, em que permanece por um tempo