Política Externa Brasileira
Diplomacia e Política Externa Brasileira - Prof. Marcio Voigt
DEBATES EM R.I.
1) Descreva de forma breve os principais argumentos das palestras proferidas durante a Semana de Integração Docente e Discente da Unisul 2012.
SEGUNDA FEIRA - 24/09 / PALESTRANTE - PROFESSOR BALTAZAR DE ANDRADE GUERRA O palestrante inicia sua fala, dando um breve histórico do Mundo pós- Guerra Fria, marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. A divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria. Fim da Guerra Fria: fim do mundo bipolar,o agravamento da crise do sistema socialista (1980) ocasionou um processo de enfraquecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que culminou em 1991, na desintegração desta. Esse fato estabeleceu o fim da Guerra Fria, e, consequentemente, da ordem mundial bipolar.
Superpotências: a utilização do Hard Power e o soft Power.
Teorias das RI's. (Realismo, Idealismo...)
Realismo: seis princípios básicos / bases do realismo:
1 – A política, tal como sociedade em geral é governada por leis objetivas e inerentes ao ser humano, comparáveis as que regem a conduta dos animais e que se refletiriam na conduta dos estados.
2 – Todo e qualquer interesse dos atores internacionais deveriam ser traduzido em sua pretensão de alcançar mais poder por si mesmo.
3 – Países ideologicamente distintos estariam regidos pelo mesmo interesse em obter ou manter seu poder sobre os demais.
4 – Não há regras morais morais universais aplicáveis a todas as situações.
5 – Os atores não podem ser submetidos a qualquer tipo de sistema normativo, ou seja, o sistema internacional é absolutamente anárquico.
6 – Separação entre política interna e externa do estado. Dentro do estado, regido por leis; Fora do estado é o império dos mais fortes.
Idealismo: três premissas, democracia, segurança coletiva e