introdução a contabilidade
A contabilidade tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.
São através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do seu patrimônio. O patrimônio pode ser um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas.
Em contabilidade ele se apresenta sob três formas: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade, como por exemplo, dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc. Já o Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve; as dívidas que ela contraiu, como por exemplo, fornecedores, impostos a pagar. Por fim, o Patrimônio Líquido é o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na entidade. Levando em consideração o conhecimento adquirido em sala de aula e através da leitura do material didático e de alguns textos complementares, o presente artigo traz o resultado do que foi compreendido sobre o assunto em pauta, que é a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial, sua utilização e suas funções nas diversas áreas de uma empresa. Também como deve ser o relacionamento entre o contabilista e o administrador para que, através de um processo complementar, possam interagir em benefício da entidade financeira como um todo.
O conhecimento da ciência contábil é uma ferramenta fundamental para se obter dados exatos sobre as finanças de uma empresa. O papel do contabilista é colher informações patrimoniais dos vários setores da empresa, analisá-las,