Introdução a contabilidade
INTRODUÇÃO
FORMALIDADES LEGAIS PARA ABERTURA DE UMA CLINICA DE REPOUSO
O processo administrativo, segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional.
Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso,pois cada ação está pautada em um plano.Esses planos são traçados na função planejemento.Apesar de haver planos operacionais,esses planos não tem grande peso nas funções administrativas pois lidam com variáveis bastante limitadas. (CHIAVENATO,2004,Administração nos últimos tempos.2ed.)
TEÓRICOS QUE DESENVOLVEU
Chiavenato,que desenvolveu em 2004 os primeiros trabalhos a respeito da administração,Frederick Wilson Taylor,iniciou a escola da administração científica,o francês Henry Fayol,conforme Maximiano em 2005 desenvolveu a teoria clássica,que originou – se nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento desorganizado e acelerado das empresas, exigindo uma substituição de conhecimento adquiridos somente pela prática e pela improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência das organizações.
PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas e essas, como definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque. Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório da