Livros infantis
Para facilitar sua vida, elegemos os melhores livros para crianças. Procuramos orientação da Fundação Nacional do Livro Infantil e
Juvenil (FNLIJ), que indicou especialistas em literatura para entrevistarmos. Também reviramos a biblioteca da CRESCER e ainda buscamos gente que não tem titulação acadêmica, mas que de alguma forma está ligada à literatura infantil. Chegamos a uma incrível lista com mais de 320 títulos. O grande campeão foi Reinações de Narizinho. Ele não foi o único nacional. Dos 55 títulos apresentados nas próximas páginas, 34 são de autores brasileiros. Agora é seguir a orientação da escritora Lygia Bojunga: "Leiam.
Porque nada atinge tanto a imaginação de uma criança quanto um bom livro".
Os 10 mais
Nessas páginas estão os dez livros mais citados. Tem poesia, conto, prosa. Clássico. Contemporâneo. Que faz pensar, sorrir, suspirar e emocionar. Para criança grande, pequena e também para o adulto (decidimos indicar idades em todos os 55 livros apenas como referência aos pais e não uma regra). Podem ser o início de uma biblioteca particular - ou pública. E, independente do estilo, são todos feitos para a criança morar, como desejou Monteiro Lobato.
Reinações de Narizinho (vol.1 e 2), de Monteiro Lobato (Editora Globo) e ilustrações de Paulo Borges
Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e tia Nastácia mergulham em