Introdução a contabilidade tributaria
Ciências contábeis
Rafael Siqueira Timótheo
Introdução à contabilidade
Tributária
Porto alegre
2013
Introdução
A contabilidade tributária oferece diversas possibilidades de atuação como a gestão tributaria, o planejamento tributário, a auditoria tributaria e a pericia. E mais alguns novos campos que em seguida vamos citar.
Conceitos e objetivos
Estudada por diversos cursos em diferentes áreas do conhecimento devido a sua importância para a sociedade. Como exemplo desse estudo por diversas áreas, podemos citar como exemplo os:
Economistas que estudam aspectos relacionados a eficiências dos tributos e a visão do cidadão em relação ao tributo.
Os juristas que estudam os aspectos legais e constitucionais das exigências tributarias.
Os contadores que dedicam-se a o estudo das normas, procedimentos de apuração dos tributos e o impacto que os tributos causam nas descisões dos contribuintes.
A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das empresas , suas mutações, causas e efeitos. Que tem como finalidade a mensuração do patrimônio da entidade, a variação de sua grandeza e a aferição do resultado em um determinado período.
A contabilidade tributaria por sua vez se dedica ao estudo dos princípios, conceitos, técnicas, métodos e procedimentos para a apuração dos tributos, e a melhor alternativa para a redução da carga tributaria e as obrigações acessórias estabelecidas pelo fisco.
Perfil do profissional e áreas de atuação
Quem atuas nesta área deve ter perfil interdisciplinar pois além de estar sempre atualizado com as leis e normas tem que interpreta-las e aplica-las da forma correta.
O tributarista tem como algumas de suas principais atividades: * Analisar as atividades e operações realizadas pelas empresas e identificar os tributos as quais estão sujeitas. * Identificar a legislação aplicável. * Orientar e assessorar os departamentos na emissão de