Trabalho
Este trabalho apresenta os ensaios de ligações que foram feitos no laboratório de maquinas elétricas, onde teríamos que obter os valores de tensão usando o variac e o transformador trifásico fazendo algumas ligações em estrela e triangulo.
Foram realizados ensaios no laboratório de maquinas onde fizemos ligações em triangulo duplo triangulo em estrela e dupla estrela.
Antes aprendemos a fazer as ligações série e paralelo. Para fazer uma ligação em série não se pode ligar fim de bobina com fim de bobina mesma coisa com inicio de bobina com inicio de bobina, apenas Inicio com fim.
Os pontos a serem formados são AF, BD e CE. Nas ligações paralelas ligam-se exclusivamente final de bobina com final de bobina ou inicio de bobina com inicio de bobina para formar um ponto em comum e o ponto a ser formado vai ser DEF no primário.
Na bobina secundária tem que formar os pontos 4-7, 5-8 e 6-9 para ficarem somente três bobinas no secundário.
Para formar uma ligação em serie tem que se formarem os pontos 1-12, 2-10 e 3-11 e na ligação paralela deve se formar os pontos 1-6, 2-4, 3-5, 7-12, 8-10 e 9-11.
Para uma ligação em duplo estrela (YY) tem que formar os pontos 4-5-6 e 10-11-12 e ligar 4 com 10, 11 com 5 e 6 com 12 e depois formar os pontos 1-7, 2-8 e 3-9. Essas ligações duplas só podem ser formadas no secundário.
Para os novos experimentos no laboratório de maquinas começamos conhecendo o Variac e transformador trifásico e suas ligações, que são: ligação em triângulo, ligação em duplo triângulo, ligação em estrela e ligação em dupla estrela.
As ligações de um triângulo ou duplo triângulo também podem ser chamadas de ligação em série e as ligações em estrela ou dupla estrela também podem ser chamadas de ligações em paralelo. Todos os experimentos que utilizamos as ligações série e paralelo, o variac e o transformador trifásico utilizam a tensão em 200 v no varic, energizamos o transformador trifásico e as tensões na ligação série foram de 200