Introdução a computação
Obs: Caso encontrem dificuldades no tema em questão, assistam o vídeo “Filosofia explica o que é a Ética - Mario Sergio Cortella”
Link http://www.youtube.com/watch?v=L_V0Y0lFJUs
CRIMES DIGITAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
A história da humanidade sempre apontou uma enormidade de revoluções ao longo de sua jornada, do fogo às viagens espaciais, da pólvora ao telefone e enfim a Internet, conectando bilhões de pessoas nessa nossa aldeia global. assim, tais adventos tecnológicos transformaram o planeta, em especial, a internet aproximando povos e suas culturas, aumentando a capacidade de acesso à comunicação e tornando a vida muito mais prática e cada vez mais digital.
Hoje, todas as classes sociais conectam a grande rede e mais da metade da população brasileira com mais de 10 anos de idade já utilizou um computador. E esse emprego em sua maioria das vezes é relacionada aos sites de relacionamento, ao comércio eletrônico e à busca de informações.
A medida que a interação das pessoas com o mundo digital se expande, de maneira muito acelerada, têm-se aqueles que diante de uma suposta impunidade e salvaguardados pelo sentimento de anonimato, usam dessas inovações tecnológicas para cometerem e potencializar delitos virtuais. Hoje, comunmente, conhecidos como CRIMES DIGITAIS.
Tais crimes são cometidos empregando-se o computador e contra os próprios computadores e são de uma infinidade de modos e maneiras, que estes “genios do mal” aproveitam-se das inovações da Tecnologia da Informação para comete-los.
Os crimes digitais são bem mais comuns do que se imagina, cerca de 50 % das pessoas que utilizam a INTERNET, já foi alvo de um desses criminosos. Os crimes digitais mais comumente empregados são: o Phishing, que é a “pesca” de dados bancários e senhas através do envio de e-mails com pedidos de atualização. Com o mesmo intúito, e-mails referentes a listas negras ou