introdução a campo magnetico
1 – Campo magnéticos em imãs
O campo magnético é um dos conceitos fundamentais da física. Sem ele é impossível desenvolver tecnologia. Para isso, é importante conhecer as leis básicas do eletromagnetismo. Esse artigo irá se limitar a apenas uma das quatro leis do eletromagnetismo que diz o seguinte:
Diferente dos campos elétricos, os campos magnéticos não possuem fontes. Isso pode ser interpretado melhor no sentido de que não existem monopolos magnéticos.
Isso quer dizer que um pedaço de imã sempre terá dois polos, um positivo e outro negativo. Abaixo está uma figura de um imã e seu campo magnético:
Em um imã real isso pode ser visto com uma experiência básica. Basta colocar limalhas de ferro sobre uma folha de papel A4 e abaixo um imã. A imagem produzida é algo deste tipo:
2 - Campo magnético em condutores percorridos por correntes elétricas
Um condutor tem com característica principal a presença de elétrons livres em seu interior. Esses elétrons quando submetidos a qualquer diferença de potencial ganham energia potencial elétrica e começam a se movimentar. Esse movimento gera um fluxo de elétrons dentro do condutor, esse fluxo é chamado de corrente elétrica.
A detecção do campo magnético é feita através da força que ele exerce em outros tipos de materiais magnéticos e também por cargas elétricas em movimento (corrente elétrica).
O campo magnético está sempre presente ao redor de um condutor que é percorrido por uma corrente elétrica. Como o campo magnético é uma grandeza vetorial e geralmente é representado pela letra B (denominado por vetor indução magnético), no entanto, ele possui um módulo (tamanho), direção e sentido.
O sentido do campo magnético é dado pela regra da mão direita, essa regra funciona da seguinte maneira: O dedo polegar aponta sempre para o sentido da corrente elétrica, já os outros dedos aponta de forma circular em volta do polegar. Abaixo está um esboço da presença do campo magnético seguindo a regra da