Fisica
FÍSICA
E. E. Dona Luiza Macuco
Tema: Campo magnético e sua influência sobre cargas elétricas
Juliana C. Pires n°21 3°ano”A”
Santos, 29 de maio de 2014
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. CAMPO MAGNÉTICO
3. EFEITOS DE UM CAMPO MAGNÉTICO SOBRE CARGA
4. CARGA ELÉTRICA EM REPOUSO
5. CARGA ELÉTRICA COM VELOCIDADE NA MESMA DIREÇÃO DO CAMPO
6. CONCLUSÃO PESSOAL
7. BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O campo magnético é um campo vetorial que atua em todos os pontos do espaço em volta de um imã. Esse imã pode ser um imã permanente, ou um eletroímã (um núcleo de ferro com uma bobina enrolada pela qual percorre uma corrente; muito utilizado em indústrias).
Neste experimento vamos nos concentrar em como uma corrente percorrendo um fio condutor cria um campo magnético ao seu redor.
CAMPO MAGNÉTICO
Em física, definimos o campo magnético de forma bem análoga ao que estudamos a respeito do campo elétrico e gravitacional. Nesses dois casos definimos um campo gravitacional ou um campo elétrico como sendo a modificação no espaço em função da presença de massa ou de cargas elétricas.
Portanto, analogamente, definimos o campo gravitacional como sendo a região do espaço onde um ímã, seja ele em forma de barra ou de ferradura, manifesta sua ação. O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnético, que pode ser representado apenas por.
Usamos como unidade de campo magnético o símbolo T, denominado tesla. Portanto, no SI a unidade de é tesla (T).
A direção do vetor indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aquele para onde o polo norte da agulha aponta.
EFEITOS DE UM CAMPO MAGNÉTICO
SOBRE CARGA
Como os elétrons e prótons possuem características magnéticas, ao serem expostos à campos magnéticos, interagem com este, sendo submetidos a uma força magnética .
Supondo:
campos magnéticos estacionários, ou seja, que o vetor campo magnético em cada ponto não