Introdução a Administração
- horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização, e todos os níveis estão no mesmo patamar, ou seja, mesmo poder.
- vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade, ou seja, o de cima sempre tem maior autoridade que os de baixo.
2) A formalização serve para reduzir a influência da variabilidade humana. Impõe rigidez e obediência e elimina a liberdade pessoal, a fim de assegurar que as coisas sejam feitas exatamente de acordo com o previsto. Porém, a tendência moderna está mais para confiabilidade nas pessoas do que na ênfase em regras e regulamentos da organização, fluxo, trabalhos, cargo, regras e regulamentos.
3) Refere-se á localização e distribuição da autoridade para tomar decisões. A centralização implica na concentração das decisões no topo das organizações, ou seja, com pouca ou nenhuma delegação para o nível intermediário. Na situação da centralização, todas as decisões devem ser levadas para a cúpula decidir, o dirigente da organização assumem todas as decisões, mesmo que em seus pequenos detalhes.
4) Refere-se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização para manter convergência de esforços. Departamentalização, staff, comissões e forças – tarefas, regras e procedimentos, objetivos e planos e arranjo físico ou arquitetura.
5) É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. Esta autoridade é uma decorrência do principio da unidade de comando, ou seja, cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não repartir com ninguém.
6) Pode ser uma autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralição das decisões e ênfase na especialização; As vantagens dessa estrutura é que fornece o máximo de